Segunda, 29 Maio 2017
Previous Next

PI de Reginópolis realiza mutirão de atividades para detentos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Jornada da Cidadania visa auxiliar o detento no processo da retomada da vida em liberdade
Caio Daniel – Coordenadoria da Região Noroeste
Durante essa semana (de 27/06 a 01/07) a Penitenciária “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin”, a PI de Reginópolis, promove a 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tem como objetivo fazer um mutirão de ações que preparam o preso para se reintegrar à sociedade. 
São atividades como emissão de segunda via de documentos, palestras sobre empregabilidade e cidadania, atendimento jurídico e testes rápidos de saúde. Tais ações auxiliam o cidadão preso na retomada da vida em liberdade, facilitando a reinserção no mercado de trabalho e ao seio social. 
A Jornada da Cidadania é uma extensão dos trabalhos já realizados pela Penitenciária no decorrer do ano, que reúne as atividades em uma semana marcada pela solenidade. Na PI de Reginópolis a sessão solene ocorreu na quinta-feira (30) e reuniu autoridades como Marco Antônio Martins Bastos, Prefeito Municipal de Reginópolis; Carlos Alberto Ferreira de Souza, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado e representantes de entidades parceiras. As parcerias criadas com entidades externas dão apoio efetivo às atividades da Jornada e tem como intuito trazer pessoas de fora do contexto carcerário para conhecer a realidade de uma unidade prisional. 
Só na região noroeste do estado de São Paulo foram emitidos torno de 5.260 RGs, 1.327 CPFs e 850 Carteiras de Trabalho. São aproximadamente 41.700 atendimentos realizados desde o começo do ano. Até o final de 2016 a Jornada de Cidadania e Empregabilidade pretende atender todas as unidades prisionais do estado. 
Entrega de CTPS 
Na cerimônia solene houve a entrega de carteiras de trabalho à três reeducandos. Os novos documentos foram entregues pelo Prefeito Municipal de Reginópolis; pelo coordenador das unidades prisionais da região Noroeste, e pela diretora da Penitenciária, Edenir Nogueira. 
Semana da Cultura 
Na mesma semana da Jornada de Cidadania, a PI de Reginópolis promove a 6ª Semana Cultural: evento anual da unidade prisional que propõe uma série de atividades culturais como incentivo à leitura, exposição de pinturas e obras de arte. A exposição dos trabalhos aconteceu na ala escolar juntamente com os atendimentos jurídicos e palestras.