Construindo hoje
o futuro de
amanhã!

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

História

O Município de Reginópolis nasceu de um pequeno núcleo fundado à margem direita do rio Batalha e tem como fundador Padre Geremias José Nogueira, oriundo das proximidades de Descalva-SP. Tudo indica que Padre Geremias foi o primeiro homem a instalar-se em caráter definitivo na agreste região do rio Batalha.

Padre Geremias auxiliado pelo seu sobrinho José de Pinho Nogueira e numerosa leva de índios catequizados embrenhou-se pelos sertões afora e nos lugares por onde passava surgiam desbravamentos e culturas, fixando pouso no rio Batalha para a formação do Patrimônio Rainha dos Anjos do Batalha.

Pela Lei Estadual nº 1890, de 13 de dezembro de 1922 foi criada a Vila do Batalha e de acordo com a Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948 foi criado o Município de Reginópolis, com terras desmembradas do Município de Pirajuí e concedido à Sede Municipal, foros da cidade.

A instalação do novo município ocorreu a 03 de abril. A  cidade de Reginópolis teve como primeiro prefeito o Senhor Hilário Spuri Jorge, eleito a 03 de abril de 1949.

Pela Lei Municipal nº 506, de 03 de julho de 1967 foram estabelecidos como feriados municipais o dia 03 de abril, dia da Emancipação Político Administrativa do Município e o dia 15 de agosto, dia da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

Fundação 03 de Abril de 1949

Rio Batalha é um rio brasileiro do estado de São Paulo. Nasce no município de Agudos na localização geográfica: latitude 22º28’59” sul e longitude 49º03’58” oeste, passa por Piratininga e Bauru seguindo em direção noroeste passa por Avaí onde se desvia para norte e atravessa Reginópolis até desaguar no rio Tietê próximo a Uru. Abastece de água a cidade de Bauru. Todo o trajeto tem cerca de 167 quilômetros.

TODOS MUNICÍPIOS PELO QUAL PASSA O RIO BATALHA:Agudos,Piratininga, Bauru, Avaí, Pirajuí, Balbinos e Reginópolis

Pular para o conteúdo