Sexta, 03 Dezembro 2021

covid 19 2

S Setores

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

A Diretoria Municipal de Saúde informa que foram solicitados esclarecimentos pelo Tribunal de Contas do Estado, acerca das medidas adotadas em relação à vacinação contra a COVID-19.
Assim, utilizamos a oportunidade para informar a população sobre as medidas adotadas, bem como sobre a logística de distribuição de doses.

Inicialmente informamos que ainda não foi realizada ampla divulgação sobre a vacinação contra a COVID-19, como campanha e carro de som, em decorrência de que a quantidade de doses recebidas até o momento foi consideravelmente pequena (112 no total, sendo 62 na primeira semana e 50 na segunda), não sendo possível promover uma imunização de forma expressiva.

Os critérios adotados para a distribuição das doses recebidas até o momento foram os preconizados pelo Ministério da Saúde, em consonância com as determinações de nosso GVE XV Bauru, órgão diretivo competente, sendo que neste primeiro momento a orientação foi para vacinação dos profissionais de saúde, sendo prioritários os que atuam no setor público da rede municipal.

“Segundo a CGPNI (Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações) trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde ( ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.”

Assim, tendo em vista o quantitativo reduzido de doses recebidas até o momento, somente foi possível imunizar os profissionais da rede pública de saúde municipal e os profissionais da linha de frente da Sociedade de Proteção a Velhice do município, sendo que ainda restam alguns de ambas as instituições a ser imunizados, o que se fará assim que recebidas novas doses. Ressaltando que após, serão vacinados gradualmente, os demais profissionais de saúde do município, de redes privadas e demais entidades, bem como os grupos prioritários e os idosos da Sociedade de Proteção a Velhice do município.

Prosseguimos informando que a unidade receptora de doses de vacina é o Centro de Saúde III de Reginópolis, que recebeu em 20/01/2021 62 doses, e em 27/01/2021 50 doses, sendo que a próxima entrega de doses pelo GVE-XV Bauru está programada para 04/02/2021, sendo que ainda não recebemos a previsão da quantidade.

Todos os profissionais imunizados até o momento foram orientados a comparecer com documento pessoal a fim de identifica-los bem como promover seu cadastro junto ao sistema oficial de controle de distribuição de doses (VaciVida), de gestão Estadual.

Fora criado calendário vacinal municipal, devidamente estabelecidas as datas em que serão aplicadas as segundas doses, bem como o número de pessoas e o laboratório produtor da vacina, a fim de se garantir segurança e impedir falhas quanto à completa imunização dos pacientes, além de entrega de documento ao paciente, contendo todas essas informações, bem como a data em que deverá retornar para receber a segunda dose da vacina.

Quanto à publicidade, informamos que inicialmente não está sendo promovida a divulgação nominal dos vacinados junto aos órgãos de comunicação e ao portal da transparência em decorrência do sigilo atinente aos órgãos de saúde, isto conforme orientado pelo próprio DRS 6/GVE-XV Bauru.

Sendo que a orientação atual é que somente órgãos oficiais poderão ter acesso às listas de vacinados, respeitando o mesmo sigilo. Entretanto, importante frisar que, conforme já mencionado acima, há sistema estadual de controle, onde são inseridos todos os dados dos vacinados, constando inclusive CPF.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que na data de ontem, foi publicado o VACINÔMETRO. No mesmo, a quantidade apresentada foi de 122 pessoas vacinadas. Reforçamos que foram recebidas 112 doses, e que durante a edição do VACINÔMETRO, houve um erro de digitação, apresentando o número 122 erroneamente.

Assim, informamos que esta Diretoria tem como compromisso a seriedade em todos os âmbitos, e na campanha de vacinação não seria diferente. Tendo sido tomadas todas as medidas necessárias, bem como respeitadas todas as determinações emanadas pelos órgãos superiores responsáveis e diretivos, a campanha de vacinação tem sido conduzida, e continuará sendo, de forma íntegra e séria.